Inscrições para o Processo de Seleção e Qualificação de Diretores Escolares da Rede Municipal seguem até a próxima sexta-feira (17)

Oportunidade é gratuita e válida para servidores efetivos interessados em assumir a gestão de uma unidade de ensino
Data de inclusão: 10/05/2024 14:34

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para o Processo de Seleção e Qualificação para as Funções de Confiança de Diretores e Diretores Adjuntos das unidades de ensino da Rede Municipal de Itajaí. A oportunidade, gratuita e válida para servidores efetivos interessados em assumir a gestão de uma unidade da educação básica, segue até a próxima sexta-feira (17). Para garantir uma vaga, o candidato deve se inscrever pelo site da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), clicando aqui – onde também é possível verificar todos os documentos necessários e os prazos estabelecidos no edital.

Todo o processo seletivo e de qualificação está sob os cuidados da UNIVALI, para garantir imparcialidade e transparência ao processo. A seleção compreenderá ciclo formativo de 80 horas no formato híbrido, análise de documentos, elaboração e apreciação do Plano de Desenvolvimento (PDE) pela comunidade escolar. Os aptos, ao final do processo, farão parte de uma lista para poderem ser convidados pelo chefe do Poder Executivo para assumir as vagas de diretor geral ou adjuntos das unidades da Rede Municipal de Ensino, a partir de 2025. A listagem com os nomes dos candidatos aptos para assumir uma das vagas deve ser divulgada no dia 20 de dezembro deste ano, após toda a formação e apreciação da comunidade.

A gestão democrática na unidade de ensino envolve a participação da comunidade escolar, mas também valoriza critérios de mérito, desempenho e qualificação. O curso, fornecido gratuitamente pela Secretaria de Educação, é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para os gestores de unidades de ensino, os quais preenchem anualmente o censo.