Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí é única cidade da região Sul premiada em Laboratório de Inovação da Organização Mundial da Saúde

Premiação ocorreu nesta quarta-feira (28), às 15h, de forma online
Data de inclusão: 29/02/2024 17:10

O projeto itajaiense “Intersetorialidade e cruzamento de sistemas de informação no Programa de Aquisição de Alimentos em Itajaí/SC” foi uma das 10 experiências premiadas, nesta quarta-feira (28), em todo país pelo Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N APS). Os vencedores também foram qualificados para estar no Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). A premiação ocorreu às 15h, de forma on-line.

O trabalho itajaiense foi coordenado pela servidora Elinia da Silva Mateus Marsango, nutricionista da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, e por Pâmela Eulália Sedrez Nicoletti, diretora de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A iniciativa abordou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Itajaí e teve como destaque a adoção de critérios técnicos para a seleção dos beneficiários, com o cruzamento de sistemas de informação das áreas de Saúde e Assistência Social. A estratégia adotada no município permite a identificação das pessoas com desnutrição ou obesidade, que são acompanhadas na rede pública de saúde, e que têm associado um quadro de vulnerabilidade social.

“Parece uma tarefa simples, mas não é, pois os sistemas de informação não são interligados e a efetivação da intersetorialidade demanda a superação de desafios. Atualmente, o PAA em Itajaí está alocado na Secretaria de Agricultura e Extensão Urbana, mas a seleção dos beneficiários se dá a partir de informações da rede pública de saúde e também de assistência social. Essa intersetorialidade qualifica a execução do programa, que está sendo referência para os demais municípios brasileiros”, destaca a coordenadora do PAA em Itajaí, a nutricionista Elinia.

O trabalho premiado será apresentado no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que será realizado no mês de maio em São Paulo. A participação da apresentadora do trabalho será custeada pelo Ministério da Saúde. Todas as experiências selecionadas para o LIS A&N APS, inclusive as premiadas, podem ser conferidas em um Mapa Interativo disponível em https://apsredes.org/lis-an-aps/, onde é possível acessar todos os trabalhos por estado ou eixo.

Sobre o evento

O Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N APS) é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/MS) e com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Os Laboratórios de Inovação em Saúde são desenvolvidos desde 2008. O evento tem como objetivo identificar, sistematizar e divulgar experiências significativas, que contribuam para a melhoria dos processos de trabalho e dos serviços de saúde, no âmbito da gestão, atenção e da formação no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é referência para a troca de conhecimento e de vivências, entre diferentes atores do SUS no Brasil, além de disseminar as experiências brasileiras bem-sucedidas para outros países. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí