Porto de Itajaí recebe maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina

Navio Atlântico A 140 ficará na cidade até sábado e cumpre exercícios militares
Data de inclusão: 21/01/2021 18:07

O Porto de Itajaí recebeu o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico A 140 na manhã dessa quinta-feira (21). A embarcação da Marinha do Brasil de 208,12 metros de comprimento e 30,4 de largura está atracada no berço 4. Este é o maior navio a serviço das Forças Armadas na América Latina.

Vinda do Rio de Janeiro, a embarcação chegou em Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a oficiais e ficará na cidade até sábado (23). A tripulação cumprirá exercícios da formação dos aspirantes da Escola Naval. As atividades consistem em operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios. A Fragata União, atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou à cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

Após a atracação dos navios, a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina ofereceu uma cerimônia de recepção com o cumprimento das regras de distanciamento como prevenção ao coronavírus.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí para o Brasil e a segurança que a Marinha tem em nossas instalações”, enfatiza o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Ele também lembra que para esse ano o Município de Itajaí em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para o prefeito Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha. “Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira”, avalia Morastoni. O prefeito lembrou ainda os investimentos milionários da Marinha no projeto de construção das fragatas que atrairá empregos e tecnologia para a cidade.

Em respeito aos protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública às embarcações.