Unidades de Ensino da Rede Municipal realizam ações alusivas ao Dia Mundial da Água

Atividades visam à conscientização de todos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental
Data de inclusão: 22/03/2024 14:44

As unidades da Rede Municipal de Ensino aproveitaram o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), para desenvolver uma série de projetos, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos com relação à preservação e conservação dos recursos hídricos. As ações foram desenvolvidas em várias escolas, Centros de Educação Infantil (CEIS) e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) do município e envolveram estudantes da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.

Uma das atividades realizadas foi a do projeto “O Mar Começa Aqui”, que tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e sensibilizar para o fato de a rede de drenagem fluvial arrastar o lixo descartado incorretamente para o mar. Os alunos do Espaço de Vivências e Alfabetização (EVA) utilizaram a criatividade para deixar uma mensagem nos bueiros em frente à escola João Paulo II, do bairro São Vicente, juntamente com a professora Ana Carolina Darif da Silva Jeremias, mediadora da Educação Ambiental.

A mesma atividade foi realizada pelas crianças do CEI Elizabeth Malburg, da Barra do Rio, do CEI Anninha Linhares de Miranda e do CEI Professora Carine De Souza Balduino, ambos do São Vicente. Também participaram da iniciativa os alunos do CEI Antonio Nicoletti, do Brilhante II, do CEI Alzira Winter, da Itaipava, da Escola Básica Melvin Jones, do bairro Cordeiros, e do Centro Educacional de Cordeiros (CEC), que abusaram das tintas para deixar os bueiros mais bonitos e atrativos para chamar a atenção e conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

“Itajaí é primeira cidade do país a se comprometer com a redução de plástico, aderindo a Campanha Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU). O Decreto nº 11.594, de 17 de abril de 2019, institui oficialmente a campanha Itajaí de Mares Limpos e visa, entre outras ações, a informação aos cidadãos sobre a importância do tema, através de campanhas de educação ambiental, palestras, seminários e workshops. Cientistas alertam que os oceanos terão mais plásticos que peixes em 2050. Boa parte do lixo que está poluindo ribeirões, rios e mares é proveniente do descarte incorreto por parte da população mundial. O lixo jogado na calçada, rua ou terreno baldio acaba acessando a rede fluvial através do bueiro (boca de lobo) e chegando ao mar”, destacou a supervisora de Educação Ambiental, Adriana Bandeira.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Diva Vieira Abrantes, do Espinheiros, desenvolveu o projeto dentro da própria unidade de ensino. A professora Ana Carolina Kniss Mafra e cerca de 50 alunos da pré-escola realizaram a pintura interna, depois que perceberam que estavam jogando muito lixo no bueiro do CEI. “Eu ainda passei um vídeo para eles, para que entendam o que acontece com os animais marinhos devido à grande quantidade de lixo”, afirmou a professora Ana Carolina Kniss.

Apresentações artísticas e culturais marcam o Dia da Água nas unidades

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação. Pensando nisso, direção e professores de várias unidades também apostaram em apresentações artísticas e culturais para chamar a atenção dos alunos.

A Escola Básica Aníbal César, do São Vicente, realizou a apresentação do teatro "O Boi de Mamão contra a Poluição" para estudantes de escolas do bairro, além de exposição de animais marinhos com garrafas pet, cartazes e dicas de economia de água. “Nosso intuito é alertar os alunos para o fato de que os animais ingerem o plástico por não saber diferenciar de um alimento de verdade. Trabalhar essas questões com nossos estudantes reforça o nosso compromisso, na certeza de que estamos formando adultos mais conscientes no futuro”, enfatizou a professora de ciências e mediadora ambiental, Simone de Borba Vieira Victorino.

No CEI Padre Jacob, também do São Vicente, as crianças participaram de uma série de interações e conversas sobre a água, bem como assistiram apresentações sobre o tema. Já no CEI Márcio Roberto da Rosa, da Barra do Rio, as crianças ouviram a história dos amigos das águas, na qual os super-heróis acabam com o monstro dos lixos nas águas.

Os 250 alunos do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Jacy Dias Ramos, do bairro Cordeiros, desenvolveram leituras e atividades alusivas ao tema ao longo de toda a semana, com os professores Thiago Alexandre Campos e Alba Malczewski. Juntos, criaram um painel interativo, a fim de desenvolver uma memória afetiva para reforçar a importância sobre a conscientização do Dia Mundial da Água.

“No decorrer da semana, todos os nossos alunos passaram por momentos de reflexões de como utilizar a água de maneira racional e sem desperdício no dia a dia, com o objetivo de contribuir para a preservação de algo tão importante para as nossas vidas”, finalizou a diretora do CEDIN Jacy Dias Ramos, Cristiane Ellen dos Santos Paes.