Operação Limpa Pátios remove cerca de mil veículos para combater o mosquito da dengue em Itajaí

Ação do Detran/SC contou com o apoio das autoridades locais e órgãos de saúde pública
Data de inclusão: 20/03/2024 15:33

A Operação Limpa Pátios, realizada na tarde de terça-feira (19) em Itajaí, removeu e amassou cerca de mil veículos do pátio de apreensões localizado na rua Dr. Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros. O objetivo da ação é acabar com os possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti.

Realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina, a operação é realizada nos 310 pátios espalhados pelo Estado (da PRF, de Prefeituras – públicos e licitados, e de delegacias de polícia). Em Itajaí, a iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos pátios estão veículos com demandas judiciais, apreendidos pela polícia e que aguardam para ir a leilão ou para serem amassados (ferrosos). Para agilizar a liberação dos veículos com restrições judiciais, o Detran/SC também firmou um convênio com o Tribunal de Justiça (TJSC), tanto para aqueles veículos que vão a leilão, quanto aos que serão destinados à destruição e reciclagem (ferrosos).

Em pátios de 30 municípios catarinenses, já foram destruídos e destinados à reciclagem 7.449 veículos entre carros, motos e caminhões.