Agentes da Codetran e Guarda Municipal recebem capacitação

A ação visa preparar profissionais para abordagens mais inclusivas e respeitosas
Data de inclusão: 05/03/2024 17:54

A Secretária de Segurança Pública de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Promoção da Cidadania e o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conegi), iniciou nesta terça-feira (05), um curso de capacitação em letramento étnico-racial e abordagens, para os agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e Guarda Municipal de Itajaí (GMI).

A iniciativa visa garantir que as interações entre as instituições e os cidadãos sejam baseadas em princípios de justiça, respeito e imparcialidade. E, desta maneira, contribuir para uma segurança pública mais eficaz e inclusiva.

"Essa formação ajuda a integrar os profissionais sobre as nuances culturais, preconceitos inconscientes e a importância de abordagens justas. Promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso na abordagem dos agentes de trânsito e guardas municipais, buscando assim políticas públicas efetivas em relação às questões étnicas em busca da igualdade", ressalta o secretário de Segurança Pública, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior.

Os quatro encontros serão divididos em módulos temáticos e objetivam desenvolver habilidades práticas para lidar com situações relacionadas ao racismo estrutural e institucional.

Essa capacitação também oportuniza a compreensão dos princípios e normas dos direitos humanos relevantes para o trabalho dos agentes de segurança. Além disso, estimula a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade e promoção da igualdade racial no desempenho de suas funções.

Agentes da Codetran e Guarda Municipal recebem capacitação