Secretaria de Educação vai mobilizar as unidades de ensino na luta contra a dengue

Primeiras ações estratégicas serão desenvolvidas nos polos Cordeiros e São João, onde há maior incidência de casos
Data de inclusão: 26/02/2024 18:10

A Secretaria de Educação de Itajaí, por meio da Diretoria Executiva e do Programa Saúde do Escolar, vai mobilizar todas as unidades da Rede Municipal de Ensino na luta contra a dengue. As primeiras ações estratégicas serão desenvolvidas com as escolas, Centros de Educação Infantil (CEIS) e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) dos polos Cordeiros e São João, onde há maior incidência de casos em Itajaí.

Todas as 19 unidades da região de Cordeiros (Costa Cavalcante, Votorantim, Jardim Esperança e Murta) e as 10 da região do São João (Barra do Rio, Imaruí e Nova Brasília) receberão cerca de 10 mil folders, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Os materiais contêm informações sobre o mosquito Aedes Aegypti, principais sinais e sintomas da dengue e dicas de como eliminar os criadouros.

“Neste primeiro momento nós recebemos da Saúde 15 mil folders. Então, todos os estudantes e profissionais das unidades desses dois polos receberão o material para que possam trabalhar o tema em sala de aula e, posteriormente, levar os informativos para casa, para que possam replicar as informações”, destacou Ana Paula Rudolf, supervisora de Assistência ao Educando – Saúde Escolar.

Os demais informativos serão distribuídos para todas as demais unidades da Rede Municipal de Ensino, que poderão realizar trabalhos variados com os alunos em sala de aula. A intenção é atingir todos os 42 mil estudantes, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também receberão materiais digitais. A iniciativa faz parte do conjunto de estratégias que estão sendo adotadas pela Secretaria de Educação de Itajaí para sensibilizar a comunidade escolar no combate e prevenção à dengue.

“Já estamos compartilhando com todos os nossos profissionais e alunos todos esses materiais, incluindo vídeos do próprio Ministério da Saúde, para que a temática seja fortemente abordada nos nossos espaços escolares. Nossa intenção é orientar e propagar as informações para além dos muros das nossas unidades de ensino. Também já vamos solicitar para que todas as escolas, CEIS e CEDINS compartilhem, via drive, um plano de ações, para que tenhamos conhecimento de tudo que será e/ou está sendo desenvolvido em nossa Rede”, pontuou o supervisor de gestão educacional, Rafael Borini.

Escola da Murta realizou ação com material reciclado

A Escola Básica Maria José Hulse Peixoto, da Murta, realizou uma ação envolvendo os cerca de 40 alunos do 5º ano integral, a fim de conscientizá-los sobre o risco da dengue. Os estudantes confeccionaram cartazes, folders e até modelos do mosquito Aedes Aegypti com material reciclado. O projeto Fora Dengue é uma iniciativa das professoras Jaqueline Sartori e Lucimar Miranda e seguirá até o fim deste mês em exposição na escola.

Escola Básica Avelino Werner fará blitz de conscientização na próxima quinta-feira (29)

Já a Escola Básica Avelino Werner, do São Judas, vai realizar uma blitz de conscientização sobre a dengue na próxima quinta-feira (29), nos períodos matutino (das 7h45 às 9h30) e vespertino (das 13h30 às 15h), nos arredores da unidade de ensino. A ação vai envolver alunos dos 4º e 5º anos da escola, com a distribuição de cerca de 1.500 informativos e contará com o apoio da Codetran.