Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição aperfeiçoa controle e distribuição de produtos em Itajaí

CIAD realiza controle de qualidade e recebimento de produtos, materiais ou alimentos que são armazenados e depois distribuídos para os órgãos municipais
Data de inclusão: 15/12/2023 11:50

Prestes a completar um ano de funcionamento em Itajaí, o Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição (CIAD) aperfeiçoou a organização e a logística dos produtos, materiais e alimentos adquiridos pelo Município. O espaço auxilia a reduzir custos através da inteligência logística e dá suporte às principais secretarias da administração municipal.

Com um sistema integrado, prefeitura, órgãos municipais e a Central de Distribuição compartilham informações quanto à necessidade de bens de consumo e medicamentos nas entidades receptoras. Localizado em um ponto estratégico da cidade, o CIAD submete ao controle de qualidade e recebimento os produtos, materiais ou alimentos que são armazenados e depois distribuídos em quantidades exatas compatíveis à demanda de cada órgão.

O local utiliza um sistema do tipo Warehouse Management System (WMS) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, que garante eficiência operacional, precisão no controle de estoque e redução de custos para o Município. O CIAD é gerido por uma empresa terceirizada, a Branet Gestão de Logística em Saúde LTDA, responsável pela logística de recebimento, distribuição e gestão dos almoxarifados das secretarias de Administração, Educação, Assistência Social, Saúde e Promoção da Cidadania.

“A implantação do CIAD faz parte de um processo de modernização que dará ao Município um controle melhor dos produtos, principalmente de mercadorias perecíveis. Todos os processos são submetidos ao controle de qualidade, com a intenção de dar agilidade ao poder público na entrega dos produtos e com controle do que é necessário em cada órgão, evitando desperdícios e perdas de materiais, como vencimentos de medicamentos e alimentos, por exemplo”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Os produtos são devidamente armazenados em um galpão, separado por secretarias. Também são identificados por etiquetas com código de barras e colocados em prateleiras posicionadas com referências para facilitar a localização e otimizar o tempo de entrega.

A empresa possui uma frota que conta com veículos climatizados e licenciados para o devido transporte de medicamentos, produtos para saúde e alimentos até a unidade que solicitou o pedido. O local conta ainda com ambiente climatizado, câmeras de vigilância e gerador de energia.