Expofeira Agropecuária é sucesso entre os visitantes da Festa Nacional do Colono

Novidade deste ano é a exposição de animais exóticos, que o público pode conferir de perto
Data de inclusão: 22/07/2023 14:35

A 27ª Expofeira Agropecuária está fazendo sucesso entre os visitantes da 38ª edição da Festa Nacional do Colono de Itajaí. A novidade deste ano é a exposição de animais exóticos. Lhama, búfalo, porco espinho, abelha sem ferrão, hamster, preá, mini cabra, mini coelho e porquinho da índia estão entre as espécies que o público pode ver de perto. Neste sábado (22) e domingo (23), o espaço fica aberto à visitação das 9h às 00h. A entrada é gratuita.

Ademir Uller aproveitou o sábado para explorar a feira e a festa com a família. O aposentado trouxe a esposa, a filha, o genro e os dois netos. “A gente sempre vem para a Festa do Colono. Já é uma tradição para a nossa família. O Gabriel e a Maria Clara adoram e se divertem para valer”, disse.

Equinos, ovinos e caprinos também estão em exibição na Expofeira, que conta, ao todo, com mais de 500 animais. Somente entre os bovinos de grande porte há mais de 300, das raças Holandesa, Jersey, Nelore, Limousin, Brahma, Braford, Criola, Lageana, Black e Red Charolesa, Simetal e Senepol.

Além de ver diversas espécies de animais, as crianças de 03 a 08 anos ainda podem realizar passeios de pônei e mini cavalo. O valor da atração é de R$ 20,00 e R$ 25,00, respectivamente. A atividade é acompanhada por um profissional e é necessária a presença dos pais ou responsáveis pela criança.

Espaço oportuniza troca de conhecimentos e geração de negócios

A 27ª Expofeira Agropecuária também estimula a geração de negócios e o comércio de equipamentos entre agricultores e profissionais de diversas áreas. Cassiano Weiers gerencia uma fazenda em Rio do Sul (SC) e há 12 edições expõe na festa. “Aqui é sempre uma excelente oportunidade para fazer contatos, para apresentar os nossos animais e participar com eles das competições”, afirma.

Antes de apresentar os gados para o julgamento, o profissional aproveita para realizar os últimos cuidados com álcool, óleo e spray de cabelo. “O pelo fica mais penteado e isso pode fazer diferença na pontuação”, garante Cassiano.

Julgamento de animais

Paralelamente à feira, ocorre o julgamento dos animais que competem em diferentes categorias. Marcos Costa, de Biguaçu, participou pela segunda vez do concurso e desta vez, conquistou o bicampeonato com a raça Nelore (macho e fêmea). “Muito bacana participar desses julgamentos, porque é uma valorização para o nosso trabalho, o que nos motiva para seguir em frente”, ressalta.

“O julgamento é realmente um reconhecimento ao trabalho de todo esse pessoal, que vem de todas as partes de Santa Catarina. Temos gente aqui de Lages, Indaial, Braço do Norte, Brusque, Rio do Sul, Luís Alves, Laurentino, entre outras cidades. Os animais estão muito bonitos e dando bastante trabalho ao juiz das provas”, pontuou a médica veterinária e organizadora do julgamento, Sarah Steuck.

Neste domingo (23), a partir das 11h haverá o grande desfile dos campeões e o tradicional banho de leite. “Esse é um momento bem tradicional do encerramento dos nossos trabalhos. O público sempre fica encantado e, quem ainda não viu, venha conferir. Traga toda a família. Vale a pena”, garantiu Irineu Nivaldo Rebelo, coordenador geral da Expofeira.