Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mastro do veleiro da equipe Holcim-PRB quebra durante a quarta etapa da The Ocean Race

Acidente aconteceu na madrugada desta quinta (27), mas apesar do susto a tripulação está segura
Data de inclusão: 27/04/2023 16:21

O mastro do barco da equipe Holcim-PRB (SUI) desabou na madrugada desta quinta-feira (27), logo após as 2h, no quarto dia da atual etapa em direção a Newport, nos Estados Unidos. A equipe, que é líder geral da corrida, navegava a aproximadamente 20 milhas da costa brasileira com ventos moderados e seguia na liderança, nove milhas à frente do time 11th Hour Racing (EUA), quando ocorreu o acidente. Nenhum tripulante se feriu.

“Estávamos muito bem. Estávamos liderando com nossa nova tripulação. Tivemos uma falha mecânica e o mastro caiu", disse Kevin Escoffier, capitão do time, que notificou a equipe de controle (Race Control) sobre o ocorrido.

O mastro quebrou, de acordo com as primeiras análises, após a quebra de um giro J2 (vela de proa de cerca de 100 m2). A quebra desse sistema de fixação fez com que a longarina caísse para trás na cabine de comando. O mastro se partiu em vários pedaços, mas a tripulação não notou nenhum dano maior no cockpit ou em todo o barco.

"Essa é a vida. Estamos trabalhando agora em uma plataforma improvisada para voltar ao porto e poder voltar à corrida o mais rápido possível. A equipe está trabalhando duro para encontrar uma solução”, ressaltou Kevin.

Time irá para o Rio de Janeiro

Os velejadores do Holcim-PRB decidiram seguir, com equipamento improvisado, até o Rio de Janeiro, para consertar o barco e tentar continuar esta etapa. As regras da The Ocean Race permitem paradas para reparos. Uma vez que o IMOCA tenha sido consertado, a tripulação terá que chegar ao ponto de GPS onde ocorreu a quebra do mastro e poderá continuar a corrida.

A classe IMOCA tem um mastro de substituição em Lorient e é esse que equipará o Holcim-PRB durante o resto da regata. "Em um segundo, você passa de "tudo está bem" para um pesadelo. Eu disse desde o início da The Ocean Race que, em algum momento, estaríamos fadados a encontrar um problema. Não se trata do tipo de problema, mas como superá-lo. Vamos nos esforçar muito para superar isso. Vamos trabalhar duro para voltar à regata", disse o capitão.

Embora o problema tenha atrasado seu desempenho, a equipe suíça pode continuar na liderança da regata caso consiga terminar a quarta etapa, até Newport, marcando pelo menos um ponto. O time conquistou uma liderança sólida, marcando 19 dos 20 pontos nas três primeiras etapas da The Ocean Race. A largada de Newport para a Aarhus, na Dinamarca, será no dia 21 de maio.

Quarta etapa

A equipe 11th Hour Racing Team (EUA) assumiu a liderança da quarta etapa após o acidente com a Holcim-PRB. O veleiro americano estava na segunda colocação antes do acidente com a embarcação suíça. O time Malizia (ALE) passou para a segunda colocação, com cerca de 10 milhas de diferença do atual líder, enquanto a Biotherm vem logo em seguida. Já a equipe Guyot Environnement (FRA/ALE) está na quarta posição.

É possível acompanhar a regata em tempo real neste link

Imagens relacionadas

Mastro do veleiro da equipe Holcim-PRB quebra durante a quarta etapa da The Ocean Race
Mastro do veleiro da equipe Holcim-PRB quebra durante a quarta etapa da The Ocean Race
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí