Etapa brasileira do Campeonato Mundial de Molho Pesto movimenta a Vila da Regata

Itajaiense irá representar o Brasil na final do concurso em Gênova, na Itália
Data de inclusão: 23/04/2023 09:30

A final da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Molho Pesto agitou a Vila da Regata neste sábado (22). Os 10 concorrentes brasileiros submeteram suas receitas para a aprovação de cinco jurados. A itajaiense Keli Alves foi a vencedora da etapa e garantiu uma vaga na grande final do concurso, que acontecerá em março de 2024 na cidade de Gênova, na Itália.

Os competidores reproduziram uma receita do tradicional molho pesto genovês que leva ingredientes como manjericão, alho e queijo. Para Keli, um dos maiores desafios foi reproduzir a receita com o modo de preparo original: em um almofariz, que é uma espécie de tigela de mármore, amassando os ingredientes com um pilão de madeira.

Foi o filho de Keli, voluntário na The Ocean Race, que inscreveu a mãe para participar. “Sou uma entusiasta da gastronomia, mas nunca tinha participado de nenhum tipo de concurso. A receita já era minha, mas estava um pouco receosa pelo desafio de fazer no almofariz, que não é algo comum no meu dia a dia, mesmo assim ganhei e estou muito feliz”, conta a vencedora.

O Campeonato Mundial de Molho Pesto foi idealizado pelo chefe italiano Roberto Panizza, que está em Itajaí e acompanhou a disputa. O concurso, que acontece a cada dois anos, está percorrendo todas as paradas da The Ocean Race 2023 para divulgar a cidade de Gênova, na Itália, que é a sede da grande final da maior regata transoceânica do mundo.

Os participantes se inscreveram no estande de Gênova, na Vila da Regata. Ao todo, foram 20 inscritos e 10 selecionados para participar. A vencedora será convidada para a final do concurso e irá representar Itajaí e o Brasil na competição.