Forças de segurança atuam em conjunto na The Ocean Race Itajaí

Nesta edição, o evento tem como novidade uma base de segurança 24h da Guarda Municipal
Data de inclusão: 22/04/2023 19:27

A Vila da Regata de Itajaí contou com uma grande estrutura de segurança para garantir tranquilidade ao público da The Ocean Race. Cerca de 100 profissionais da área atuaram diariamente no evento, entre agentes de trânsito, guardas municipais, policiais civis, militares, federais e também seguranças privados. Neste ano, a Vila também tem uma novidade: uma base de segurança da Guarda Municipal ativa 24 horas por dia.

“Não tivemos nenhuma ocorrência registrada no decorrer do evento, nem na Vila da Regata nem no entorno, foi um evento bem seguro. Contamos com a parceria das polícias Civil, Militar e Federal, além da Marinha do Brasil, para garantir a segurança de todos os visitantes, da organização e inclusive das embarcações que estiveram no canal de acesso”, afirma o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Szynkaruk Junior.

O evento teve sua estrutura de segurança planejada pela Secretaria de Segurança Pública de Itajaí. Uma empresa de segurança privada também foi contratada para atuar no evento, realizando operações como controle de acesso às entradas e saídas e suporte nas áreas de alimentação, atrações, píer, entre outros pontos. Ao todo, são 35 profissionais contratados para o serviço.

Além da segurança privada, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) é responsável por gerenciar toda a parte do trânsito no entorno da Vila da Regata. A Guarda Municipal e Polícia Militar atuam no policiamento ostensivo e também realizam rondas de patrulhamento internas. A Polícia Civil está no evento com atribuições administrativas, como a realização de boletins de ocorrência e outros procedimentos pertinentes.

Monitoramento digital

O espaço da The Ocean Race ainda conta com 48 câmeras de monitoramento em pontos específicos do evento, algumas são fixas e outras se movimentam em 360º. Logo na entrada há duas câmeras de leitura facial e também um sistema de contador de público. As imagens são acompanhadas no circuito de monitoramento interno.

Além disso, há uma brigada de incêndio para garantir a segurança estrutural da Vila da Regata e evitar algum eventual acidente. A equipe está à disposição para orientar sobre a localização e manutenção dos extintores, bem como da verificação preventiva das rotas de fuga e luzes de emergência. O evento também dispõe de uma UTI móvel e ambulatório.

Em paralelo com a segurança terrestre, está a segurança marítima realizada por meio da Polícia Federal, através do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepon), Marinha do Brasil através da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A equipe de gerenciamento náutico local atua principalmente na segurança das embarcações durante o evento.

Base de segurança 24h

Em frente à entrada principal do Centreventos está localizada a base de segurança 24h da Guarda Municipal e também da Codetran. Se o morador perdeu algum documento, por exemplo, pode se direcionar até esse ponto para relatar o ocorrido e receber orientação. Ao lado da base estão localizados os espaços das Polícias Militar e Civil, onde também é possível registrar uma ocorrência.

Forças de segurança atuam em conjunto na The Ocean Race Itajaí