Vigilantes escolares receberão reforço no treinamento após episódios de roubos de armas

Metade do efetivo fará a capacitação neste sábado (11) e a outra metade no dia 18
Data de inclusão: 07/05/2024 17:51

Os 245 vigilantes armados que atuam nas unidades escolares de Itajaí receberão um reforço no treinamento nos próximos dias. A capacitação faz parte das medidas solicitadas pela Secretaria de Educação de Itajaí à empresa responsável pela vigilância, para melhoria dos procedimentos nas escolas e creches da cidade e garantia de mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

O anúncio do treinamento ocorreu nesta terça-feira (07) em reunião com representantes da Secretaria de Educação de Itajaí e da empresa Orbenk. A ação visa evitar novos roubos de arma de fogo, como o registrado nesta segunda-feira (06), no Centro de Educação Infantil (CEI) Lea Leal de Souza, da Barra do Rio.

Metade do efetivo de vigilantes armados participará da capacitação neste sábado (11) e, a outra metade, no sábado seguinte (18). Os encontros vão ocorrer das 9h às 12h, no auditório superior da Secretaria de Educação de Itajaí.

“Queremos tranquilizar os nossos pais no sentido de que a Secretaria de Educação e a empresa estão unidas para buscar melhorias e alterações nos procedimentos, a fim de evitar novas ocorrências nas nossas unidades escolares e garantir ainda mais segurança para todos os nossos educandos. Salientamos que a contratação da vigilância armada ocorreu em julho do ano passado, meses após o atentado registrado a uma creche em Blumenau, e atendeu à reivindicação da população em geral”, frisou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Aumento de muros e grades

Outra medida de segurança que a Secretaria já vem adotando ao longo deste quase um ano é o aumento de muros e grades das escolas, CEIs e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) do Município. Das 118 unidades de ensino, 73 já estão com murada ou gradil acima dos 2,40 metros. Neste período, os investimentos com as obras de infraestrutura escolar já somam mais de R$ 1,4 milhões.

“Gostaríamos de frisar que as nossas unidades já possuem travas e/ou portões eletrônicos, além de câmeras de segurança. A empresa responsável pelos trabalhos de aumento das muradas segue um cronograma e todas as outras 45 ainda receberão as melhorias”, destacou o diretor de infraestrutura da Secretaria de Educação, Cássio Ubirajara.