Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí é destaque no Congresso Brasileiro de Nutrição

Cinco trabalhos desenvolvidos na cidade foram selecionados na Mostra de Alimentação e Nutrição SUS
Data de inclusão: 06/10/2022 18:16

O 27º Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran) teve início nesta quinta-feira (06) em Maceió (AL), nesta edição o tema será “Nutrição nas diferentes fases da vida: desafios para a promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional”. O Município de Itajaí é um dos destaques do evento com cinco trabalhos desenvolvidos na cidade selecionados na 5ª Mostra de Alimentação e Nutrição SUS.

Dentre os inúmeros trabalhos inscritos em todo o Brasil, foram selecionadas apenas 100 experiências desenvolvidas em todo o país, que tenham alguma relação com o SUS (Sistema Único de Saúde). Os cinco trabalhos itajaienses correspondem à experiências desenvolvidas na rede pública de Itajaí, em parceria entre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Isto demonstra que o município de Itajaí está no caminho certo no que tange às políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Alimentação e Nutrição, tendo o reconhecimento do Governo Federal”, ressalta a Secretária Municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.

Os trabalhos são de autoria da nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social, Elinia da Silva Mateus Marsango, com a colaboração de co-autoras (estagiária de Nutrição da SAS em quatro trabalhos e professora e acadêmicas de Nutrição em 1 trabalho), os quais foram submetidos à comissão julgadora da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde em diferentes eixos, sendo todos foram aprovados.

Os cinco trabalhos aprovados foram os seguintes:  Programa Alimenta Brasil como estratégia para redução da desnutrição infantil no município de Itajaí/SC; Infográficos da transição nutricional dos acompanhamentos registrados no SISVAN e dos beneficiários do Programa Bolsa Família de 2009 a 2019 em Itajaí/SC; Aplicação da EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar) como estratégia para o planejamento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no município de Itajaí/SC; Intersetorialidade na atenção às pessoas notificadas em desnutrição grave no município de Itajaí/SC; e Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para prevenção do sobrepeso e da obesidade.

Os trabalhos aprovados, desenvolvidos no município de Itajaí, serão publicados nos Anais da V Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS do Ministério da Saúde, proporcionando visibilidade nacional às ações desenvolvidas no município, especialmente nas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde.

Todas as experiências relatadas estão em consonância com as ações contempladas no I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí 2022-2025, sendo demandas da própria população, oriundas da V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí.
 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí