Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí realiza ações em alusão ao Outubro Rosa

Secretaria de Saúde promove palestras em empresas e evento de conscientização na rua Hercílio Luz
Data de inclusão: 06/10/2022 17:13

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará durante este mês ações alusivas ao Outubro Rosa. Uma equipe itinerante fará palestras de conscientização sobre o rastreio do câncer de mama e de colo uterino em empresas para alcançar o público feminino. Além disso, será realizada uma ação pública na rua Hercílio Luz, no dia 21 de outubro.

As palestras em empresas ocorrem para sensibilizar mulheres que muitas vezes não conseguem acessar as unidades de saúde devido ao seu horário de trabalho. O objetivo é sensibilizar sobre a importância das consultas e exames para a prevenção do câncer. Empresas interessadas em receber uma palestra sobre o tema podem entrar em contato com as Unidades de Saúde mais próximas de sua região para verificar a possibilidade de agendamento.

Já no dia 21 de outubro (sexta-feira) uma ação pública vai promover a conscientização da população sobre o câncer com diversas atividades. O evento ocorrerá na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, na rua Hercílio Luz, das 9h às 15h. Serão promovidas apresentações musicais e culturais, palestras e a distribuição de materiais informativos.

O evento contará ainda com a participação de instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a ONG Amor Próprio, além do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) e o projeto Farmácia Viva.

“Aproveitamos o mês do Outubro Rosa e todo o engajamento das mídias e das demais instituições para reforçar nossas ações, que já acontecem no decorrer do ano. A saúde da mulher é um tema que diz respeito a toda a sociedade, já que é de interesse de todos ver nossas mulheres saudáveis, trabalhando, produzindo e ajudando a construir uma sociedade melhor", enfatiza a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Ana Tereza Canziani Pereira Boschi.

Além destas ações, durante o Outubro Rosa, as unidades de saúde ampliaram a oferta de vagas para consultas de saúde da mulher e para exames preventivos do colo do útero, conforme suas realidades. As unidades ainda intensificaram as buscas ativas por mulheres com exames em atraso, de acordo com a faixa etária recomendada. Os agentes de saúde levam convites para a marcação de consultas e reforçam a importância do acompanhamento médico.

Também foram realizadas, neste mês, capacitações para reforçar o conhecimento sobre o atendimento de mulheres e a prevenção do câncer para enfermeiros e agentes comunitários de saúde. 

Imagens relacionadas

Itajaí realiza ações em alusão ao Outubro Rosa
Itajaí realiza ações em alusão ao Outubro Rosa
Itajaí realiza ações em alusão ao Outubro Rosa
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí