Itajaí promove campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Ações de sensibilização sobre o tema serão realizadas de 25 de novembro a 10 de dezembro
Data de inclusão: 22/11/2021 08:31

O Município de Itajaí realiza a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é sensibilizar, prevenir e eliminar casos de violência contra meninas e mulheres. A mobilização em Itajaí faz parte da ação global “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, da Organização das Nações Unidas (ONU), e ocorre de 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Em Itajaí, a campanha 16 Dias de Ativismo é coordenada pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa tem apoio da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Genésio Miranda Lins, Horto Municipal, Virada Feminina e Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB de Itajaí (CVIDOM/OAB).

“Esta campanha é de fundamental importância, pois a violência é um problema social e de saúde pública que pode atingir todas mulheres. Nosso objetivo é sensibilizar a população para que todos os cidadãos se engajem nessa luta e contribuam no enfrentamento à violência contra mulher para que possamos alcançar uma sociedade livre desse problema. Também convidamos a sociedade civil e rede de serviços privados para aderir à campanha promovendo ações de conscientização”, destaca a coordenadora da RAIPVS, Thamara Garcia Del Mir.

Programação

Neste ano, a campanha promoverá quatro eventos de conscientização em locais distintos da cidade. As ações incluem ensino de defesa pessoal para mulheres, rodas de conversa sobre feminicídio, intervenção cultural e quick massage (massagem rápida). Além disso, haverá distribuição de mudas de flores e materiais informativos diversos.

No dia 07 de dezembro, também acontecerá a divulgação de informações jurídicas e legais no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa programação será promovida pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB de Itajaí (CVIDOM). Confira as datas e os locais da campanha:

Data: 25/11 (quinta-feira)
Local: Rua Hercílio Luz (ao lado da Casa da Cultura e Museu Histórico)

Data: 30/11 (terça-feira)
Local: Museu Etno-arqueológico de Itajaí
Endereço: Av. Itaipava, 3901, bairro Itaipava

Data: 07/12 (terça-feira)
Local: Unidade Básica de Saúde Cidade Nova 2
Endereço: Rua Agílio Cunha, s/nº, em frente Colégio Pedro Rizzi

Data: 09/12 (quinta-feira)
Local: Unidade Básica de Saúde Rio Bonito
Endereço: Avenida Arq. Nilson Edson dos Santos, s/nº, Loteamento Rio Bonito

Em caso de violência contra a mulher, como denunciar e pedir ajuda:

Disque 100 – Disque Direitos Humanos
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Disque 181 – Disque Denúncia

No momento ou logo após a ocorrência da agressão acione a Polícia Militar através do 190 ou pelo APP PMSC Cidadão. Ou ainda acione a Guarda Municipal através do 153.

Para registro de boletim de ocorrência, representação criminal, medida protetiva e outras investigações urgentes procure uma Delegacia de Polícia Civil ou acesse delegaciavirtual.sc.gov.br/.

Em situações de urgência e emergência em saúde, acione o SAMU (Disque 192) ou Corpo de Bombeiros (Disque 193), ou então procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital.

Para atendimento, acompanhamento e orientações, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou um serviço da Assistência Social.

Para orientação sobre procedimentos legais referentes à violência doméstica, procure a Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da OAB de Itajaí. E-mail: comissaoviolenciadomestica@gmail.com ou Instagram @cvidom.