Divulgado o resultado do edital do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí

Evento ocorrerá no formato virtual, de 15 de novembro a 15 de dezembro
Data de inclusão: 25/10/2021 17:14

A Fundação Cultural de Itajaí divulgou nesta segunda-feira (25), em seu site, o resultado do edital de seleção de propostas para o 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí (disponível ao final desta matéria). O edital 009/2021 recebeu 269 inscrições, entre elas, 23 projetos foram escolhidos pela Comissão de Seleção para integrar a programação do evento, que ocorrerá no formato virtual, de 15 de novembro a 15 de dezembro.

Do total de propostas inscritas, 221 foram submetidas na categoria Exposição, 36 na categoria Bolsa de Produção em Artes Visuais, e 12 na categoria Proposição Formativa. Ao todo, 23 propostas foram desclassificadas por duplicidade, teste de verificação ou por não cumprirem as exigências mínimas do edital.
A Comissão de Seleção que analisou as propostas é formada pelas curadoras externas Kamilla Nunes (curadora geral), Gabi Bresola (curadora adjunta) e Sofia Brito (curadora pedagógica), além da representante da Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (CMPC), Sarah Uriarte, e pelo representante da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, diretor da Casa da Cultura Dide Brandão.

A análise da comissão teve como base os seguintes critérios: clareza e qualidade das obras/propostas, interesse cultural que as obras/propostas despertam, e viabilidade das obras/propostas quanto à sua realização no formato digital. Ressalta-se que foram selecionadas propostas cumprindo o item 4.4 do edital, que previa que a comissão tinha o direito de selecionar três projetos de artistas comprovadamente residentes no Município de Itajaí, em qualquer uma das categorias descritas no edital. Acordou-se entre os membros da comissão a seleção de um projeto de artista residente de Itajaí em cada uma das três categorias.

A curadora geral avalia o processo de seleção do evento de forma positiva e pontua sobre a pluralidade de linguagens. Segundo ela, houve inscrições de diversos locais, com prevalência de propostas oriundas de proponentes de Santa Catarina. “O edital recebeu propostas de diversas linguagens e será um Salão de Artes com temáticas e pessoas distintas, de locais diferentes. Entre as propostas selecionadas há pinturas, fotografias, esculturas, vídeos, performance, uma série de linguagens, trabalhos mais poéticos, críticos, conceituais. A riqueza está justamente nisto, em não querer homogeneizar a arte”, pondera.

Investimentos por categoria

O valor total de investimento previsto para o edital é de R$ 62 mil. Na categoria Exposição os 15 proponentes contemplados receberão o valor de R$ 2.500,00 cada para exposição das obras selecionadas no formato digital, em plataforma virtual que está sendo criada para o Salão Nacional de Artes de Itajaí. Já na categoria Bolsa de Produção em Artes Visuais os 03 contemplados receberão o valor de R$ 4.000,00 cada, acompanhamento da equipe curatorial do Salão e os resultados desses processos também serão expostos no site do evento.

Há ainda a categoria Proposição Formativa, que selecionou 05 propostas, com o valor de R$ 2.500,00 cada, para realização de ações educativas em diversos formatos. As proposições acontecerão de forma on-line síncrona, no período desta edição do salão.

O 15° Salão Nacional de Artes de Itajaí é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.

Informações adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí: (47) 3349-1214