Município conquista adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Itajaí é a terceira cidade em Santa Catarina a ter a equivalência reconhecida
Data de inclusão: 05/10/2021 19:17

O Município de Itajaí teve o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) aprovado pelo Ministério da Agricultura e conseguiu adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (5), no gabinete do prefeito.

Itajaí é o terceiro município em Santa Catarina a ter a equivalência reconhecida. Durante a cerimônia foi realizada a entrega do certificado de registro no SISBI da primeira empresa da cidade a receber o selo, o Frigorífico Fripan Eireli.

Estados e municípios incluídos nesse sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). O selo autoriza as empresas que têm a certificação a vender seus produtos em todo o território nacional.

“A equivalência conquistada estimulará a instalação de novas empresas, a expansão dos negócios, a geração de empregos e renda, além de maior segurança sanitária e qualidade alimentar à população”, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Cesar Reinhardt.

O SIM Itajaí, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, é o órgão responsável pela inspeção dos produtos de origem animal produzidos em Itajaí, como pescados, ovos, mel, leite, carnes e derivados. O serviço é essencial para a qualidade e segurança alimentar e sanitária da população.

A conquista do SISBI vai beneficiar também os produtores locais que pretendem ampliar seus negócios e fazer comércio com outros municípios para promover o desenvolvimento econômico de Itajaí.

“O cuidado com a segurança alimentar não é fundamental somente para a saúde de cada um de nós, mas especialmente para agregar valor nos negócios. Essa padronização de procedimentos de inspeção gera certificações fundamentais para buscar mercados internos e externos, especialmente em uma cidade portuária como Itajaí”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.