Município realiza Semana da Água – Itajaí de Mares Limpos

Programação educativa, de 18 a 26 de setembro, terá mutirão de limpeza, lives, plantios, feiras, visitas guiadas e lançamentos
Data de inclusão: 15/09/2021 15:52

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e em parceria com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e o Porto de Itajaí, promove de 18 a 26 de setembro a Semana da Água - Itajaí de Mares Limpos. A programação inclui mutirão de limpeza, lives educativas, plantios comunitários, feiras de doação de mudas, visitas guiadas em trilha, lançamento de iniciativas e o projeto de educação ambiental Educa Água realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Associação Náutica de Itajaí (ANI).

A Semana da Água foi instituída por lei em Itajaí, em 1999, como uma campanha educativa e de cidadania. A ação faz parte das iniciativas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí que promove atividades para a proteção da água e gestão dos recursos hídricos nos 50 municípios da Bacia do Itajaí.

Neste ano, para reforçar a Carta Compromisso de Mares Limpos, assinada em 2018, que firmou a parceria do Município com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tema da campanha da Semana da Água será Itajaí de Mares Limpos. A ação integra o Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar e envolve órgãos da administração pública que promovem atividades relevantes para a proteção dos recursos hídricos locais.

“Precisamos refletir as nossas ações e mudar o comportamento em relação ao meio ambiente. Itajaí é pioneira quando o assunto é sustentabilidade, afinal fomos a primeira cidade brasileira a assumir o compromisso com ONU ao assinarmos a Carta Compromisso de Mares Limpos. Com essas ações, estamos pensando no futuro da nossa cidade e do nosso planeta”, enfatiza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Mutirão de limpeza neste sábado

A abertura oficial da Semana da Água 2021 acontece na segunda-feira (20), às 9h, com a divulgação do vídeo Itajaí de Mares Limpos nas redes oficiais do Município e parceiros. No entanto, a programação inicia neste sábado (18) com o mutirão de limpeza na Praia do Atalaia, Molhes da Barra e na Vila Beira-Rio, no bairro da Murta. A mobilização contará com apoio de voluntários do Semasa, INIS, Porto de Itajaí, Secretaria de Obras, Ambiental, Associação de Praias e Surf de Itajaí (ASPI Surf), Marina Itajaí, Gomes da Costa, Limpa Brasil e Instituto Crescer.

Confira a programação completa da semana:
Em caso de chuva, os eventos ao ar livre serão transferidos.

SÁBADO (18/09)
- 8h às 10h: Mutirão de Limpeza Itajaí de Mares Limpos + Limpando o Mundo + Projeto Baía Limpa
Pontos de coleta: Praia do Atalaia, Molhes da Barra , Vila Beira-Rio (Murta) e Marina Itajaí

SEGUNDA-FEIRA (20/09)
- 9h: Abertura oficial da Semana da Água 2021 e divulgação de materiais alusivos
- 17h: Live Semasa – Tema “Microplástico fica e água que segue: novos temas no tratamento”, com Gabriel Fernandes, vencedor do People's Choices Award do Prêmio SJWP 2021 e participação do engenheiro químico José Adriano Kielling e do diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre. Transmissão pelo @semasaitajai.

TERÇA-FEIRA (21/09) - Dia da Árvore
- 8h: Plantio comunitário no Parque do Agricultor - Recuperação de ribeirão com os alunos da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira
- 8h às 17h: Feira de doação de mudas nativas no Herbário Barbosa Rodrigues
- 10h às 14h: Distribuição de mudas no atendimento do Semasa Itajaí

QUARTA-FEIRA (22/09)
- 8h30: Visita guiada à Trilha das Cotias - Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas
- 10h30: Visita guiada à Trilha das Cotias - Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas
(Agendamento da visita pelo telefone (47) 3349-7255 ou WhatsApp (47)
98858-9453)

- 14h: Plantio comunitário no Bairro Limoeiro - Ponto de captação do Semasa

QUINTA-FEIRA (23/09)
- 19h: Live Semasa – Tema “Itajaí de Mares Limpos: na prática, qual meu papel como cidadão?”, com Mauana Ravadelli, analista de operações e projetos da Ambiental e coordenadora do Recicla Itajaí; Marcelo Bauke, analista ambiental do INIS; e Médelin Pitrez dos Santos, do Porto de Itajaí e Juntos pelo Rio. Transmissão pelo @semasaitajai.

SEXTA-FEIRA (24/09)
(Agendamento da visita pelo telefone (47) 3349-7255 ou WhatsApp (47)
98858-9453)

- 14h: Lançamento do Portal Itajaí Saneada – Semasa Itajaí