Soluções tecnológicas do Município de Itajaí fortalecem a transparência na administração e vencem prêmio estadual

Sistema de gerenciamento de projetos e obras da cidade e aplicativo de controle da dengue foram premiados como boas práticas em gestão pública
Data de inclusão: 27/07/2021 08:29

Itajaí usa a tecnologia a favor da transparência nos dados, obras e projetos realizados. Prova disso é que as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Administração Municipal para prestar contas à população, agilizar os processos de trabalho e dar mais qualidade à gestão foram vencedoras de duas categorias da terceira edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina.

O Escritório PEMI e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Obras (DataPemi), desenvolvido pelo Planejamento Estratégico e pela Secretaria de Tecnologia, venceu a modalidade Gestão de Obras e Serviços Urbanos. Já o aplicativo de Controle da Dengue, desenvolvido pelas secretarias municipais de Tecnologia e de Saúde, foi a melhor prática municipal na modalidade da Gestão de Saúde Pública. Itajaí foi a única cidade premiada em duas categorias da iniciativa estadual.

A premiação foi concedida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por meio do ESAG, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. Com prêmios para as iniciativas municipais, estaduais, federais, o reconhecimento das melhores práticas do Estado também é concedido a organizações, empresas e profissionais. Devido à pandemia de coronavírus, as apresentações e julgamento da banca aconteceram por videoconferêcia, na última semana.

“Estar entre as melhores práticas de gestão pública em Santa Catarina em duas categorias mostra que Itajaí segue avançando. Fazemos da tecnologia a nossa aliada em uma gestão pública eficiente, transparente e, acima de tudo, preocupada com as pessoas”, explica o prefeito Volnei Morastoni. “Além da tecnologia, nossos prêmios também destacam duas prioridades em Itajaí: a saúde e os projetos de obras públicas e mobilidade. São duas frentes de trabalhos voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade e a qualidade de vida do cidadão”, finaliza Morastoni.

Conheça as soluções que dão mais transparência à gestão pública:

O Sistema de DataPemi surgiu da parceria entre o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí e a Secretaria Municipal de Tecnologia. A solução tecnológica agiliza o planejamento estratégico ao organizar, armazenar e monitorar os dados, indicadores e no gerenciamento de programas, projetos e obras em execução no Município de Itajaí. Com o sistema, os cidadãos também têm na palma da mão, de forma transparente e acessível, informações sobre obras e projetos do Município, como descrição, andamento, valores, fotos, entre outros. As informações podem ser acessadas no site pemi.itajai.sc.gov.br

Já o Escritório PEMI abriga o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040). O órgão tem como objetivo integrar as ações, projetos e políticas públicas do Município em favor do bem comum e com o foco em 2040. A unidade gestora do PEMI 2040 possui uma Diretoria Executiva e seis eixos centralizados de gerenciamento: Captação de Recursos e Prestação de Contas; Controle de Contratos; Banco de Projetos; Comunicação e Relações Públicas; Gestão; e Desenvolvimento Sustentável.

“Nosso escritório PEMI é um catalisador da atuação do Município de Itajaí. Iniciamos nosso planejamento em 2017 com a consulta popular nas oficinas do futuro e agora trabalhamos por essas e outras metas estabelecidas pela população e pelo governo municipal”, conclui o coordenador do PEMI 2040, Alcides Volpato.

Outro vencedor da premiação, desenvolvido pelas secretarias de Tecnologia e de Saúde, é o aplicativo de Controle da Dengue, usado pelos agentes de combate a endemias nas visitas aos imóveis comerciais e residenciais do município para combate à doença. Ao preencher o formulário digital, os dados são enviados automaticamente para o sistema do Ministério da Saúde. Anteriormente, esse trabalho era todo manual e os formulários de papel. A ferramenta digital ainda utiliza a geolocalização para cadastrar as residências visitadas. A Setec também trabalha na criação de uma interface para visualizar as residências e regiões visitadas.

“Com o objetivo de transformar Itajaí na cidade mais digital de Santa Catarina, nós estamos utilizando todas as ferramentas tecnológicas para a melhoria do atendimento e dos processos e também em favor da transparência”, explica Murilo Sodré, secretário de Tecnologia. “Temos uma rede de wi-fi livre que conta com quase 200 pontos de internet gratuita, além do nosso aplicativo Conecta.í, que reúne uma série de serviços na palma das mãos do cidadão”, completa o secretário.