Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Complexo Portuário de Itajaí atinge marca histórica na movimentação de toneladas

Margem direita do rio (porto público e APMT) registra alto índice de movimentação em maio deste ano
Data de inclusão: 21/06/2021 18:04

O Complexo Portuário de Itajaí permanece em evidência após registrar um aumento de 54%, no mês de maio, na movimentação de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior. A marca atingida é a melhor movimentação já registrada na história do complexo. Os números apontam 1.842.647 toneladas em cargas contra 1.194.226 toneladas contabilizadas em 2020. A margem direita (porto público e APMT) também obteve crescimento significativo no período.

Na movimentação de contêineres, a APM Terminals (empresa) se destaca com um crescimento de 12%. A empresa arrendatária do Porto de Itajaí (berços 01 e 02) registrou uma movimentação de 51.293 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) contra 45.646 no comparativo com o mês de maio do ano anterior. Especificamente no mesmo mês, foi registrada uma movimentação expressiva em termos de toneladas, totalizando 580.820 – um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 491.967 toneladas.

A movimentação acumulada deste ano (janeiro a maio) na margem direita do complexo portuário, que corresponde ao porto público (berços 03 e 04) e aos berços da APM Terminals, obteve um acréscimo de 9% na comparação com 2020. O resultado foi de 2.621.546 toneladas e 168 escalas contra 2.398.329 toneladas em 202 escalas no mesmo período do ano anterior.

“Um dos motivos que geraram este movimento excepcional, é a excelência das operações portuárias no nosso complexo. Quando em um mês aumenta 54% na tonelagem de cargas movimentadas, isso demonstra que os importadores e exportadores nos escolheram pela eficiência no porto. Mesmo já estando com uma alta ocupação conseguimos melhorar as operações, sendo mais eficientes e mais rápidos”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Além dos seguidos recordes na movimentação de cargas, a participação do Porto de Itajaí em relação aos índices econômicos na corrente de comércio (soma de importações e exportações) foi responsável por um crescimento de 4,2% no Brasil e 60,7% em Santa Catarina.

Nova bacia de evolução completa 500 manobras

A nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, responsável por devolver a competitividade e resgatar o desenvolvimento econômico da região, completou na sexta-feira (18) a 500ª manobra de navio. A marca foi alcançada com o navio MSC Caterina, de 299,95 metros de comprimento por 48,2 de largura. O primeiro giro na nova bacia ocorreu em 16 de janeiro de 2020.

A estrutura foi essencial para que gigantes como este pudessem ser vistos com maior frequência no complexo portuário. A nova bacia de evolução ampliou o acesso para 350 metros de largura e possibilita a entrada e saída de navios de até 306 metros de comprimento no período noturno.

A bacia também resolveu um problema antigo do complexo: anteriormente era necessário que um navio aguardasse o outro finalizar a operação para poder manobrar, já que os berços dos dois lados do rio tinham que estar livres devido às restrições de giro.
 

Imagens relacionadas

Complexo Portuário de Itajaí atinge marca histórica na movimentação de toneladas
Complexo Portuário de Itajaí atinge marca histórica na movimentação de toneladas
Complexo Portuário de Itajaí atinge marca histórica na movimentação de toneladas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí