Município de Itajaí promove ações em alusão à luta antimanicomial

As atividades acontecem na próxima semana, de 17 a 21 de maio
Data de inclusão: 13/05/2021 16:21

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima semana, de 17 a 21 de maio, ações em alusão à luta antimanicomial. A programação inclui exposições de trabalhos realizados pelos pacientes, mostra fotográfica, rodas de conversas temáticas e palestra para servidores da rede municipal de Saúde. As atividades acontecem nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em unidades de saúde e no átrio da Prefeitura.

Uma das ações, que inicia na segunda-feira (17), é a exposição fotográfica “História Contada, Liberdade Conquistada”, promovida pelo CAPS II. A mostra reúne fotos dos pacientes da unidade e ficará em exibição no átrio da Prefeitura de Itajaí até sexta-feira (21).

Outra atividade é a palestra "Luta Antimanicomial/Reforma Psiquiátrica - A Saúde Mental na Rede de Saúde de Itajaí", que ocorre na quarta-feira (18), às 14h. O evento é destinado aos servidores da Secretaria de Saúde e será transmitido on-line pelo canal “Educação Permanente Saúde Itajaí” no YouTube. https://www.youtube.com/channel/UCsbeIiFFgb9O8R2PbRkFEHA Para participar é necessário fazer a inscrição pelo link https://feapi.itajai.sc.gov.br/cursos.

Abordagem nos centros

Já o CAPS i, responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes, promove durante a próxima semana uma exposição de artesanato realizada pelos pacientes da unidade. Haverá também uma roda de conversa com os usuários sobre o tema “Luta antimanicomial e Reforma psiquiátrica”. A atividade será conduzida pela equipe multidisciplinar do centro.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) também realiza, a partir de segunda (17), uma exposição de telas criadas pelos usuários da unidade. Além disso, haverá roda de conversa sobre a luta antimanicomial com os pacientes.

Além dos CAPS, as unidades básicas de saúde Brilhante, Limoeiro, Canhanduba, Parque do Agricultor, São Pedro e Itaipava abordarão o assunto na próxima semana. Serão fixados cartazes alusivos ao tema e haverá exibição do filme “O Coração da Loucura”. Os trabalhos serão conduzidos pelos profissionais de psicologia do Polo Itaipava.