Itajaí integra a Semana Nacional de Museus com programação on-line

Museus Histórico e Etno-Arqueológico farão exposição, lives e campanha de doação de acervos
Data de inclusão: 11/05/2021 15:29

O Museu Histórico e o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, vinculados à Fundação Genésio Miranda Lins, integrarão a Semana Nacional dos Museus, com uma programação on-line entre os dias 17 e 22 de maio. Haverá exposição on-line, lives, transmissão de videoaula, de entrevistas e campanha de doação de acervos. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais dos Museus no YouTube pelo canal Museu Histórico de Itajaí e nos perfis do Instagram @mhimuseuitajai e @museuetnoarqueologicoitajai.

Para o diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, Fabrício Marinho, a participação dos Museus de Itajaí na Semana Nacional, engaja a sociedade em reflexões e formas de pensar o futuro dos museus. “Teremos em pauta a relação dos nossos museus com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, as mudanças, além de repensarmos como estes recursos afetam a nossa maneira de ser e de estar no mundo”, explica.

Museu Histórico
O Museu Histórico de Itajaí terá ações sobre o acervo da instituição e suas representações. A gerente do Museu Evelise Moraes lembra a discussão sobre volume pequeno de peças e objetos que representem a presença e a importância da comunidade negra em Itajaí. “Na Semana de Museus iremos reimaginar o nosso acervo, trazendo essas memórias para dentro da instituição, com vistas à representatividade, proteção e valorização”, pontua.

Outro destaque é a campanha de doação de acervos para que a comunidade possa doar objetos representativos da cultura e presença afro-brasileira em Itajaí. Quem tiver materiais para doar deve entrar em contato por telefone (47 3348-133), para apresentação e análise prévia dos objetos.

Museu Etno-Arqueológico
Já o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí realizará uma programação para divulgar os trabalhos e funções internas do museu, e a importância dos profissionais para a instituição. Haverá uma exposição online e diálogo virtual com o diretor da FGML e entre os servidores do Museu.

“Com a exposição virtual queremos ainda proporcionar uma sensação de nostalgia, de lembranças para as gerações que viveram os períodos que o acervo preserva, de reflexão para as novas gerações, aliando questões relacionadas aos avanços tecnológicos, de transportes e ferramentas”, ressalta o gerente do Museu Etno-Arqueológico, Rodrigo Lopes.

Semana Nacional dos Museus
Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus propõe aos museus do país a realização de ações em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. O tema deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Acompanhe a programação completa:
17 a 21/05 (segunda a sexta-feira) -Instagram @museuetnoarqueologicoitajai
Exposição virtual “O futuro do nosso Museu: experimentando um novo modo de se comunicar”

18/05 (terça-feira), 18h30 - Instagram @museuetnoarqueologicoitajai
Conversa on-line “O planejamento do MUSEUARQUI pelos próximos quatro anos”. Com Rodrigo Lopes, gerente do Museu Museu Etno-Arqueológico; Daniele Rauber, museóloga; e Fabrício Marinho, diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML)

18/05 (terça-feira), 19h30 - Instagram @mhimuseuitajai
LIVE “A representatividade dos acervos afro-brasileiros em Museus Históricos: o caso de Itajaí”. Com Tayná Castro, museóloga, e Evelise Moraes Ribas, historiadora;

18/05 (terça-feira), 20h30– Youtube canal Museu Histórico de Itajaí
Vídeo-aula “A Presença da população negra na cidade de Itajahy: da fundação aos dias atuais”, com Prof. Dr. José Bento Rosa da Silva e Prof. Moacir da Costa, historiadores;

19 e 20/05 (quarta e quinta-feira) - Instagram @museuetnoarqueologicoitajai
Relatos dos servidores do MUSEUARQUI em tempos de pandemia

20/05 (quinta-feira), 20h30 - Instagram @mhimuseuitajai
LIVE “Ancestralidade e memória: caminhos estreitos entre religiosidade e patrimônio”, com a Profª Ma. Denísia Martins, historiadora e Prof. Me. André Pinheiro, jornalista;

22/05 (sábado), 10h – Youtube canal Museu Histórico de Itajaí
Vídeo “Relatos e reflexões sobre religiosidade, tradição e cultura”. Depoimentos de mestres de saberes das religiões de matriz africana em Itajaí;

Informações adicionais:
Fundação Genésio Miranda Lins