Aplicativo do Município de Itajaí é finalista do Prêmio Catarinense de Inovação

Conecta.í disputa premiação na categoria Governo Inovador
Data de inclusão: 08/03/2021 14:44

O aplicativo Conecta.í está entre os finalistas de uma das mais tradicionais premiações do Estado, o Prêmio Catarinense de Inovação - Professor Caspar Erich Stemmer, edição 2020. Esta é quarta vez que o app, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), é reconhecido como uma referência estadual em solução tecnológica.

Em 2018, a ferramenta foi uma das quatro melhores soluções digitais do Sul do Brasil no prêmio it4CIO Sul, promovido pela conceituada empresa de tecnologia 4network. Já em 2020 recebeu o Prêmio ODS Santa Catarina na categoria Poder Público e venceu o Prêmio Inovação da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc). As premiações colocam Itajaí na rota de se tornar o Município mais digital do estado.

“Chegar à condição de finalista deste prêmio é motivo de muito orgulho para todos nós, servidores do Município de Itajaí. Disputaremos a final com outros dois órgãos, que integram o Governo do Estado”, ressalta o secretário de Tecnologia, Murilo Allan Sodré de Souza.

Idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), o Prêmio Catarinense de Inovação tem o objetivo de premiar os estudantes, professores, pesquisadores, empresas e instituições governamentais por suas ideias inovadoras e, ao mesmo tempo, divulgá-las para que a sociedade tenha conhecimento e se surpreenda com o desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina.

“Esse reconhecimento motiva ainda mais a nossa equipe, que tem trabalhado continuamente na busca por soluções que visem modernizar a Prefeitura de Itajaí, a fim de aproximar o cidadão dos serviços do município. Acredito que estamos no caminho certo e que muito em breve nos tornaremos a cidade mais digital de Santa Catarina”, complementa o secretário de Tecnologia, Murilo Allan Sodré de Souza.

A premiação, na qual será anunciada a colocação de cada finalista, ocorrerá em cerimônia em data a ser definida pela diretoria da Fapesc.

O aplicativo

Criado em 2017, o Conecta.í oferece aos cidadãos e visitantes acesso aos serviços públicos de maneira ágil, segura e gratuita. Ele promove a transparência pública ao aproximar a população dos órgãos municipais. O aplicativo tem funcionalidades que permitem a interação com os órgãos de fiscalização e serviços com notificações para focos de dengue, reparos de obras públicas e ouvidoria. Os pais e alunos podem consultar a frequência e as notas na Rede Pública Municipal de Ensino. O usuário também consulta vagas de emprego e a emissão de guias de IPTU e contas do Semasa.

Novos módulos

Em constante atualização, o app recebeu novos módulos que surgiram através das análises de dados e das solicitações dos itajaienses. Para a pandemia do coronavírus (COVID-19), a Setec criou um módulo com informações sobre a evolução dos casos, medidas de prevenção e distanciamento.

O Conecta.í está disponível para dispositivos móveis em Android (clique aqui para baixar) e iOS (clique aqui para baixar). O app conta com mais de 44 mil downloads.

Aplicativo do Município de Itajaí é finalista do Prêmio Catarinense de Inovação