Itajaí começa a vacinar contra COVID-19

Profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia são os primeiros a ser imunizados
Data de inclusão: 20/01/2021 11:37

Esperança e alento. Com essas palavras a primeira pessoa a ser vacinada no Município de Itajaí descreveu a chegada da imunização contra COVID-19. Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), Jonilda Hugen Souza Vieira, de 47 anos, está na linha de frente de combate à pandemia e recebeu a dose inicial da vacina Coronavac na manhã desta quarta-feira (20), em ato no Centreventos.

“Este é um momento de grande relevância pra história da cidade e da ciência, e estar recebendo a primeira dose da vacina, representando os profissionais de saúde de Itajaí que estão na linha de frente, é emocionante. Durante o atendimento aos pacientes vivenciamos cenas difíceis e muito tristes, que geram sobrecarga de atividade e também emocional. Por isso, a vacina vem trazer alento, esperança e mais segurança para que todos nós possamos dar continuidade ao trabalho”, comentou a servidora pública efetiva há 29 anos.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, celebrou o ato histórico de início da vacinação contra COVID-19 e ressaltou os desafios enfrentados pelo Município desde o ano passado no enfrentamento à pandemia. Ele ainda agradeceu o empenho de todos os profissionais de saúde e lembrou as vítimas da doença.

“A vacina chega para somar e ser uma esperança no enfrentamento ao coronavírus. Demos hoje o primeiro passo, mas precisamos continuar mantendo todas as medidas de prevenção ao vírus, como isolamento e distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, testagem, entre outras. A luta continua”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni.

Equipes vão a campo vacinar

Após o ato de início da campanha de vacinação, as equipes volantes de vacinadores da Vigilância Epidemiológica já saíram a campo para imunizar os grupos prioritários. Devido à quantidade reduzida de doses, serão priorizados profissionais que atuam em UTIs COVID-19, em emergências COVID-19 e no atendimento clínico hospitalar COVID-19, além de profissionais do SAMU e do setor de transporte municipal que atuam na remoção de pacientes com a doença. Idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência, como asilos, também estão entre os grupos recomendados pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde para receber a vacina neste momento.

Receberão a vacinação trabalhadores dos Hospitais Marieta e Pequeno Anjo, as UPAs CIS e do bairro Cordeiros, SAMU, setor de Transporte Municipal/COVID, entre outros pontos. A ampliação da cobertura vacinal dos grupos prioritários será gradativa, conforme disponibilidade da vacina e recebimento de novas doses.

“Nós organizamos uma logística com duas equipes volantes para atender ao público-alvo inicial partir desta quarta-feira. Ainda é um número reduzido de vacinas, mas estamos muito esperançosos para receber novas doses e dar continuidade a esse processo o mais breve possível”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Itajaí começa a vacinar contra COVID-19