Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje

Município também investe na produção de diagnósticos sociais e apresenta plano de desenvolvimento para o turismo
Data de inclusão: 12/06/2020 15:09

Especial Itajaí 160 Anos | Parte 02/03

ATUALIZADO* 16/06/2020 ÀS 14:35

Uma cidade inteligente, sustentável e com justiça social. As diretrizes que norteiam o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí 2040 definem esta cidade que na próxima segunda-feira (15) chega aos seus 160 anos de emancipação político-administrativa e 200 anos de colonização. Em Itajaí, o desejo de um futuro próspero e com qualidade de vida já está sendo construído hoje, com grandes investimentos em áreas estratégicas, como na oferta de uma educação pública de qualidade, capaz de transformar meninos e meninas em cidadãos conscientes do desafio almejado.

Neste ano, devido à pandemia de coronavírus, que impôs medidas restritivas de saúde e de isolamento social, as comemorações do aniversário da cidade não contarão com os tradicionais festejos e celebrações, como o corte do bolo gigante, o casamento coletivo e a Festa do Peixe, costumeiramente realizadas nesta época. A celebração dos 160 anos de Itajaí será feita por meio de um show online, neste domingo (14), que reunirá 34 artistas da cidade. A live será transmitida a partir das 17h no Facebook da Prefeitura.

Educação de qualidade
Sabe-se que a construção dessa cidade inteligente, sustentável e com justiça social passa, necessariamente, por investimentos na educação. A geração cidadã do futuro cresce na escola de hoje. E Itajaí, referência no ensino público, segue este caminho. Por isso, nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação tem buscado estratégias para promover a qualidade da educação básica no município.

“Passamos a averiguar o desempenho educacional dos estudantes por meio de avaliações diagnósticas realizadas no início de cada ano letivo, que possibilitam ao professor traçar estratégias de ensino que favoreçam o desempenho dos alunos. E também reformulamos e alinhamos as Diretrizes Curriculares do município com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular”, explica a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Segundo a educadora, o programa de formação continuada para todos os profissionais da rede tem garantido qualificação a gestores, especialistas e professores. No Município de Itajaí também foi ampliada a hora-atividade dos professores, prevista em Lei, com vistas à qualidade do planejamento educacional e a qualificação docente. A valorização profissional também é incentivada por meio do Prêmio Mérito Educacional, que reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos pelos educadores da rede.

Neste ano, a Secretaria de Educação também inaugurou o Portal do Estudante, uma plataforma digital que fornece aos educandos recursos e atividades complementares para o desenvolvimento das habilidades propostas na Matriz Curricular. Devido à paralisação das aulas, por causa da pandemia de coronavírus, a criação do programa de TV Educação em Rede também dá suporte às aulas não presenciais, com a participação de professores e a produção de aulas e conteúdos especiais aos alunos.

Em 2017, o Município de Itajaí implantou o Programa Escola da Inteligência, que atualmente abrange 88 unidades escolares e contempla 26 mil estudantes e suas respectivas famílias. O programa desenvolve aspectos preventivos para promover autoconsciência, autoestima, automotivação e determinação dos alunos, pais e professores, com base na metodologia do psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury.

Por meio do Programa Escola da Inteligência, alunos do jardim 2 até o 9º ano aprendem a lidar melhor com as emoções e ainda desenvolvem técnicas e habilidades para questões voltadas à disciplina, autonomia, autocontrole, respeito ao próximo, proporcionando, ambientes e relações mais saudáveis.

Durante este período de suspensão das aulas, o programa mantém seu funcionamento por meio de livros encaminhados às famílias e de acompanhamento socioemocional aos estudantes.

“Todas as ações desenvolvidas no Município de Itajaí visam garantir aos estudantes os direitos de aprendizagem por meio do ensino público de qualidade. Considerando que nossas crianças são os protagonistas do amanhã, propor qualidade educacional é a melhor estratégia para planejar a Itajaí do futuro”, completa Elisete.

Além da educação formal, o município também oferece programas de capacitação profissional a jovens. É o caso do programa Prepara, da Secretaria de Promoção da Cidadania, e os cursos de costura, idiomas, informática e preparatórios para o Enem e vestibulares, ofertados pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública (Feapi).

Itajaí 2040 – Moderna e Sustentável

Para estar preparada a estes novos desafios, a administração municipal conta com o Escritório PEMI, uma coordenadoria responsável pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí: um plano de administração pública que formula metas e objetivos para serem cumpridos a curto, médio e longo prazos. Desde 2017, o grupo de trabalho já envolveu mais de cinco mil cidadãos de todos os segmentos da sociedade, a fim de construir esta cidade moderna e sustentável.

Em Itajaí, o PEMI 2040 tem o objetivo de implantar o planejamento estratégico da cidade a partir de um novo modelo de gestão pública, que inclui a coleta e disponibilização de indicadores de gestão e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há, ainda, a busca por fontes de financiamento e captação de recursos, a criação do Banco de Projetos do Município de Itajaí e de iniciativas de fomento à transparência social na gestão pública.

Na prática, o PEMI 2040 tem sido o responsável por captar e cogerenciar quase R$ 1 bilhão em recursos financeiros, num período de dois anos – um marco inédito para a história de Itajaí. Os investimentos estão sendo utilizados em mais de 40 obras de mobilidade urbana, habitação, saneamento básico e de ações voltadas à educação e cultura. Soluções para o desenvolvimento sustentável, agricultura e expansão urbana também têm sido contempladas.

“Planejar é o caminho mais seguro para o desenvolvimento de uma cidade. E o Escritório PEMI tem nos auxiliado nessa função, desde o levantamento das possibilidades de captação de recursos até a adequação metodológica dos nossos projetos, para que cada secretaria municipal e o governo possam executar com a máxima eficiência suas ações, programas e obras”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Um planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes”, acrescenta o gestor.

O PEMI 2040 é um impulso para a promoção de políticas públicas desencadeadoras de desenvolvimento ambiental e sustentável, dados os resultados já alcançados. No município, obras em andamento vão elevar a coleta e o tratamento de esgoto sanitário de 12% para até 85%. A revolução de mobilidade urbana, com a criação de vias públicas dentro dos conceitos das cidades inteligentes e a recuperação de praças, parques e logradouros históricos também integram essas conquistas.

Além disso, grandes obras de macrodrenagem, como na Bacia do Rio Bonito e no bairro Cidade Nova, contemplam investimentos que, somados, ultrapassam R$ 25 milhões. Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação também foram finalizados, como a Praça de Esportes do Santa Regina. O local, já em uso para mais de 20 mil moradores do bairro e comunidades adjacentes, foi planejado para servir de ponto de encontro e de espaço para práticas esportivas, visto que possui gramado de dimensões oficiais, pista de skate e academia ao ar livre.

Com soluções inteligentes para a área de tecnologia, o município também avança como cidade digital, com a produção própria de aplicativos como o Conecta.í, já baixado por mais de seis mil usuários, além de plataformas como o Aprova Digital, para demandas da construção civil e de licenciamentos ambientais, e o Portal do Cidadão, para a consulta e cadastro para vagas de empregos. Na cidade, o programa Wi-Fi Livre Itajaí tem atualmente 174 pontos de internet grátis distribuídos em diversos bairros da cidade – desde unidades de saúde e escolas até pontos turísticos e praias.

O Município também investe na produção de estudos sociais, como o Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência de Itajaí, desenvolvido para orientar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e as instâncias governamentais na formulação e execução das políticas públicas e programas voltados à criança e ao adolescente.

Dividido em seis volumes, que contemplam áreas como educação, saúde, lazer, convivência familiar e comunitária, o Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência de Itajaí se destaca como um projeto de pesquisa social pioneiro, dado a quantidade de informações e índices que estão disponíveis a estudantes, educadores e outros cidadãos que queiram conhecer e contribuir com ações e projetos voltados a essa faixa etária.

Plano Municipal de Turismo
Com o Programa Itajaí 2040, outra área que tem recebido atenção na cidade é o turismo. O Plano Municipal de Turismo de Itajaí, entregue em 2019, traçou 49 objetivos para desenvolvimento da atividade turística no município nos próximos 10 anos. Pela primeira vez foi desenvolvido, em parceria com o Senac Itajaí e a sociedade civil, um instrumento oficial com diretrizes e metas para o turismo. O reposicionamento da cidade como destino turístico também se reflete no aumento da estrutura e da ocupação da rede hoteleira, que atualmente conta com mais de três mil leitos.

“Quando olhamos para uma competição internacional como a Volvo Ocean Race, e vemos a cidade de Itajaí como única etapa na América do Sul, e ao lado de grandes cidades do mundo, temos a certeza de que nosso município vive hoje um grande momento. O turismo é encarado pela administração municipal como importante vertente comercial e fonte de renda para milhares de pessoas”, comenta Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos.

Neste plano municipal para o turismo, também está a contratação de uma empresa para fazer um estudo de viabilidade e o projeto executivo de um novo terminal de cruzeiros em Itajaí. A cidade, única parada para embarque e desembarque de passageiros da MSC Cruzeiros no Sul do país, recebeu mais de 30 mil turistas nesta temporada.

A recuperação das escalas de cruzeiros trouxe 13 paradas do sofisticado navio MSC Sinfonia, com o incremento de mais de R$ 10 milhões na economia local. Para a próxima temporada, 29 escalas estão previstas – um aumento de 120% na movimentação de passageiros – trazendo mais de 70 mil pessoas para embarques e desembarques em Itajaí.

No último ano, na busca por ações de sustentabilidade, destaca-se também a realização da Marejada como o maior evento público do Brasil sem uso de plástico descartável. A festa popular também foi o primeiro evento de entretenimento do Brasil a reduzir o consumo de plástico e a única festa catarinense com acessibilidade plena.

Reposicionada no calendário de outubro, a 33ª edição da Marejada teve recorde de público no ano passado, com 235.432 visitantes, o melhor das últimas duas décadas. A maior festa de pescado do Brasil também conquistou o 2º lugar no “Prêmio Nacional de Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque”, organizado pelo Ministério do Turismo. 

Planejar o futuro, portanto, é construir no presente.

_________________________________________

*O texto foi modificado nesta versão digital. No tópico “Itajaí 2040 – Moderna e Sustentável”, a informação sobre saneamento básico foi corrigida. Na primeira versão, foi dito que “houve elevação na coleta e tratamento de esgoto sanitário de 12% para 85% no município”. Este percentual contempla obras em andamento.

ESPECIAL Itajaí 160 Anos – Saiba Mais:

Parte 1: Itajaí completa 160 anos de emancipação político-administrativa e 200 anos de colonização

Parte 3: Ciclos de desenvolvimento marcam os 200 anos da colonização de Itajaí

_______________________________________
Reportagem: Romeo Nogueira
Fotos: Marcos Porto

Imagens relacionadas

ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
ESPECIAL: Planejamento estratégico e qualidade na educação – a Itajaí do futuro construída hoje
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí