Porto de Itajaí mantém crescimento na movimentação de contêineres e de cargas

Balanço do mês de abril repete saldo positivo alcançado no primeiro trimestre deste ano
Data de inclusão: 14/05/2020 18:34

Seguindo os resultados positivos alcançados no primeiro trimestre deste ano, o Porto de Itajaí registrou em abril um crescimento de 10% na movimentação de contêineres e de 5% na movimentação de cargas. O aumento é em relação ao mês de abril de 2019. Neste ano, o Porto de Itajaí já havia registrado um crescimento de 22% na movimentação de contêineres e de 19% nas cargas, de janeiro a março.

Mesmo diante das dificuldades econômicas decorrentes da pandemia de coronavírus (COVID-19), que interferiu na dinâmica do comércio exterior, o número de atracações em abril permaneceu praticamente o mesmo. Foram 87 atracações – somente uma a menos do que em abril de 2019. Em Itajaí, a movimentação portuária já ultrapassa 1,2 milhão de toneladas/mês.

“Em 2017, quando assumimos esta gestão, havia uma movimentação de cinco mil contêineres por mês no Porto de Itajaí. Hoje, essa movimentação é de mais de 41 mil, e isso traduz toda a pujança do nosso porto”, destaca Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. “Mesmo diante deste cenário delicado de pandemia, é preciso enaltecer a garra e a ousadia de todos aqueles que, numa grande união de forças, têm lutado para manter nosso porto em movimento”, acrescenta o gestor.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, os números estáveis verificados na quantidade de atracações são em decorrência dos investimentos feitos na nova Bacia de Evolução, que possibilitará a entrada de navios com mais de 300 metros. E ele explica que a redução no número de atrações, porém, não implicará necessariamente diminuição na movimentação de cargas e de contêineres.

“Os armadores têm investido em navios maiores, porque ao invés de levar certa quantidade de cargas em vários navios, isso pode ser feito em número menor de embarcações. Isso é uma tendência mundial, e com todo o trabalho que realizamos de aprofundamento e alteração da geometria do canal, a chegada desses navios maiores será cada vez mais frequente”, destaca Salles.

Decorridos quase dois meses das medidas restritivas de saúde pública em todo o país, a movimentação portuária em Itajaí vem se mantendo dentro de um volume regular. “Em relação aos primeiros dias de maio, nós conseguimos manter o número de escalas realizadas, apesar de uma pequena queda no volume de cargas”, comenta Heder Cassiano Moritz, diretor de operações logísticas no Porto de Itajaí.

Para Moritz, a baixa no volume de cargas movimentadas já era esperada, pois a receita cambial, em relação aos primeiros meses de 2019, registrou queda de 4,7% na importação e de 4,9% na exportação. O crescimento de 5% na movimentação de cargas em abril, portanto, é um resultado expressivo.

“Mesmo diante dessa situação extremamente delicada que estamos atravessando, por causa deste novo vírus, com algumas de nossas empresas tendo interrompido sua produção em alguns momentos, nós continuamos a crescer. E isto é muito significativo”, finaliza Marcelo Salles.

Porto de Itajaí mantém crescimento na movimentação de contêineres e de cargas