Guarda Municipal de Itajaí atendeu mais de 400 ocorrências em abril

Maior parte das denúncias foi de perturbação e pipas com linha cortante
Data de inclusão: 12/05/2020 15:38

A Guarda Municipal de Itajaí atendeu 434 comunicações de ocorrências despachadas pela Central de Operações Integradas (COI), somente no mês de abril. A maior parte das denúncias no período foi relacionada à perturbação de sossego e pipas com linha cortante.

Entre 1º e 30 de abril, chegaram ao órgão de segurança 186 comunicados de perturbação de sossego público. Em parte deles, os comunicantes denunciavam também a incidência de aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados. No rol das denúncias de perturbação também foram constatados problemas envolvendo música alta e consumo de bebida alcoólica.

Em 25 de abril, num intervalo de quatro horas, os agentes foram três vezes à mesma residência em razão de denúncias de som alto. Na última das visitas, já durante a madrugada, o responsável pelo imóvel foi conduzido à delegacia.

Em 30 de abril também foi atendida denúncia em uma tabacaria no Centro da cidade, onde ocorria uso de drogas e bebidas alcoólicas, inclusive por menores de idade. No local foi apreendida uma pistola calibre nove milímetros.

As ocorrências relacionadas a linhas cortantes aparecem em segundo lugar na estatística de atendimentos em abril: foram 110 denúncias. Em boa parte foi constatada a presença de cerol ou linha chilena.

Ao todo, os agentes apreenderam aproximadamente 300 carretéis contendo o material irregular, em cumprimento à Lei Municipal 6898/2018, que proíbe a comercialização e o uso do artefato em Itajaí.

Do total de ocorrências geradas, 243 (56% do total) foram no período das 7h às 18h59. Já 191 (44%) foram repassadas às guarnições no horário das 19h às 6h59.

O coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antônio Otávio, lembra que essa estatística de ocorrências não leva em consideração as solicitações feitas diretamente aos guardas, nas ruas.

“Esses números oficiais são de ocorrências repassadas pela COI. Há outras situações que valorizam ainda mais essa estatística. Mas eles já são representativos e demonstram a efetividade da GM no controle dos diferentes distúrbios”, explica o coordenador.

Guarda Municipal de Itajaí atendeu mais de 400 ocorrências em abril