Município de Itajaí suspende temporariamente cadastramentos para cestas básicas

Data de inclusão: 06/04/2020 19:08

O Município de Itajaí informa que suspendeu temporariamente o cadastramento de famílias para a distribuição de cestas básicas. A medida vale tanto para a Central de Atendimento (0800 474 7800) quanto para o site doacoes.itajai.sc.gov.br. A suspensão temporária leva em conta o grande volume de pedidos processados, que já ultrapassam os 21 mil, e que requerem rigorosa análise para se evitar fraudes no sistema.

O Comitê Municipal de Execuções de Ações do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 esclarece que a análise é fundamental para garantir a lisura de todo o processo. Para o deferimento dos pedidos são verificados itens como o cadastramento de um representante do núcleo familiar (já que o benefício é de uma cesta básica por família) e a veracidade dos dados informados. Diante de qualquer inconsistência o cadastro será indeferido.

Até o momento, já foram deferidos mais de seis mil cadastros, os quais estão com a retirada dos donativos agendada. Ao todo, também já foram entregues 2.864 cestas básicas e outras 264 já tiveram a retirada autorizada, mas os beneficiários não tinham comparecido até este momento. A pessoa que não retirou a sua cesta no dia e horário marcados ainda pode resgatar o benefício.

Tão logo os cadastramentos sejam novamente liberados, o Município de Itajaí comunicará a população em seus canais oficiais.

Documentos para a retirada dos alimentos
Embora o cadastramento esteja momentaneamente suspenso, a distribuição de cestas básicas continua ao longo da semana. Novas liberações de senhas para retirada também estão mantidas.

Para fazer a retirada da cesta básica, o beneficiário deve comparecer na data, horário e local informado no protocolo de retirada (senha) portando um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Motorista, por exemplo) e o comprovante de residência onde consta o domicílio informado durante o cadastro.

Como o sistema prevê o cadastro de um responsável para fazer a retirada em lugar de outra pessoa, como no caso de idosos, por exemplo, é necessário que sejam apresentados tanto o documento com foto de quem vai retirar a cesta básica como do beneficiário cadastrado, além do comprovante de residência.

Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício.

Município de Itajaí suspende temporariamente cadastramentos para cestas básicas