Município de Itajaí declara situação de emergência em saúde pública em decorrência do coronavírus

Data de inclusão: 17/03/2020 15:19

O Município de Itajaí declara situação de emergência em saúde pública e estabelece medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública em razão da pandemia de coronavírus (COVID-19). A partir do decreto municipal n° 11.868/2020, deverão ser publicadas novas medidas para enfrentamento à doença em todo o município.

> SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

Com o decreto, o Município recomenda que a população evite ambientes com aglomeração de pessoas, devendo ser evitado shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas, shopping, festas particulares e similares.

Em reunião na manhã desta terça-feira (17) com gestores municipais, o prefeito Volnei Morastoni atualizou a situação na cidade e reforçou que medidas mais restritivas deverão ser tomadas para evitar a transmissão da doença.

O número de casos suspeitos de coronavírus em Itajaí subiu para 43 nesta terça-feira (17). Destes casos, 10 já foram descartados e outros 33 aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde monitora em domicílio 178 pessoas que viajaram para o exterior, sejam elas assintomáticas ou sintomáticas à doença.

“Embora não tenhamos nenhum caso confirmado de coronavírus em Itajaí, precisamos ter consciência de que a transmissão dessa doença é muito rápida e não podemos contar com a sorte. Cada pessoa também deve ser responsável, evitar aglomerações, manter a devida higienização das mãos e buscar ajuda se apresentar sintomas”, afirma Morastoni.

Cancelamentos de atividades promovidas pela administração pública, bem como outras medidas de enfrentamento à doença nas mais diversas áreas serão divulgados ao longo dos próximos dias por meio de portarias e instruções normativas das secretarias municipais.

O decreto municipal também dispensa o processo de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento desta emergência em saúde pública. Além disso, estabelece o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento do Coronavírus como responsável pelo monitoramento e realização das ações necessárias ao combate da epidemia em Itajaí.

Oficializado Comitê de Enfrentamento
Outro decreto é o de n° 11.866/2020, que cria oficialmente o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus. Em atividade desde sexta-feira (13), o grupo composto por 32 representantes das iniciativas pública, privada e da sociedade civil organizada tem como missão planejar, organizar e controlar ações de prevenção à transmissão do vírus, bem como divulgar à população informações relativas a essas ações.

São realizadas reuniões diárias para, com muita responsabilidade, definir as melhores estratégias para Itajaí. A partir do Comitê, também foi criado um grupo técnico para debater questões pontuais da pandemia no município.

A população deve evitar as notícias de fontes duvidosas. Informações confiáveis sobre a situação no município podem ser obtidas pelo site itajai.sc.gov.br/coronavirus, atualizado diariamente para bem atender toda a população.