Em forma de teatro, CEI Ana da Silva Fontes promove ação de combate à dengue

Quase cem crianças se divertiram assistindo a peça
Data de inclusão: 20/01/2017 17:49

O Centro Educacional Infantil (CEI) Ana da Silva Fontes promoveu na última sexta-feira (20) um mini teatro para as crianças que estão no Plantão de Férias. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Educação em prol do combate à dengue, seguindo as orientações da força tarefa da Sala de Situação da Prefeitura de Itajaí na prevenção contra o Aedes Aegypti. Quase cem alunos assistiram à peça teatral, que foi acompanhada também pelo supervisor do Programa Saúde na Escola, Alan Roger Schnaider.

A professora Franciele Maria de Souza, atual responsável pelo CEI durante o Plantão de Férias, explica que toda a montagem da apresentação foi feita pelas educadoras, desde cenário até roteiro. A peça narra o problema de uma menininha que, ao brincar com objetos contendo água parada, foi picada pelo Aedes Aegypti, contraindo a Dengue. Tudo, é claro, de uma forma adaptada para a criançada, que se divertiu ao ver a correria da mocinha fugindo do “mosquitão”. No final do teatrinho, ao receber instruções de uma médica, a menina “coloca o mosquito pra correr”.

Mas a ação de conscientização quando ao combate a dengue feita pelas professoras do CEI não parou por aí. Além da peça teatral, os pequeninos receberam uma viseira feita em EVA e decorada com a frase “Xô, Dengue”, título do projeto desenvolvido pela Educação em vários Centros Educacionais Infantis. Puderam também colorir e levar de lembrança para casa um papel em forma de cartilha, trazendo informações sobre o perigo da água parada: “A idéia é que toda vez que eles olhem para as viseiras, lembrem-se da importância da prevenção”, disse a professora Franciele.

Informações adicionais:

Paulo Camisotti